[Módulo GRUs - PagTesouro] Informações Gerais

O módulo GRUs (PagTesouro) do SIG UFLA é utilizado para realizar a gestão e acompanhamento das GRUs da UFLA que possuem integração com o PagTesouro. O módulo pode ser acessado pelo menu Serviços > Guias de Recolhimento da União (GRUs), ou pelo link abaixo.

• Tipos de usuários
    • Gestor de Receitas: Grupo de usuário que possui acesso de administrador das ferramentas do módulo de GRUs.
    • Gestor de Receitas de Setor: Grupo de usuário que possui acesso às ferramentas de: visualização das GRUs relacionadas ao seu setor ou a setores hierarquicamente inferiores, geração genérica de GRU, cadastro de setores de serviços e cadastro autorizações de visualização de GRUs de setor.
    • Usuário autorizado a visualizar GRUs: Visualiza GRUs relacionados ao setores determinados pela autorização realizada pelo Gestor de Receitas ou pelo Gestor de Receitas de Setor.
    • Usuário autenticado chefe de setor: Visualiza as GRUs relacionadas ao seu setor ou a setores hierarquicamente inferiores.
    • Usuário autenticado: Visualiza todas as GRUs relacionadas com o seu CPF. Pode emitir GRUs relacionadas a serviços ativos e públicos.
    • Usuário não autenticado: Visualiza todas as GRUs relacionadas com o seu CPF ou CNPJ. Pode emitir GRUs relacionadas a serviços ativos e públicos. Precisa informar seu nome e seu CPF/CNPJ.

• Funcionamento Básico
  1. O servidor da UFLA com acesso ao sistema SISGRU deve fazer o cadastro dos serviços da instituição que permitem a emissão de GRUs. Estes serviços irão controlar a distribuição do recurso recolhido via GRU na universidade.
  2. O usuário do SIG-UFLA, com perfil de “Gestor de Receitas”, deve cadastrar os serviços do SISGRU no SIG-UFLA (caminho: “Página Principal » Guias de Recolhimento da União (GRUs) » Serviços”). Neste cadastro o usuário deve informar se o serviço ficará disponível na página pública de emissão de GRU, se possui um valor pré-determinado (valor fixo) e qual é o prazo padrão em dias para a definição das datas de vencimento das GRUs.
  3. O usuário do SIG-UFLA, com perfil de “Gestor de Receitas” ou “Gestor de Receitas de Setor”, deve cadastrar os setores para cada serviço cadastrado no SIG-UFLA (caminho: “Página Principal » Guias de Recolhimento da União (GRUs) » Serviços » Setores do Serviço”). O setor determina a unidade orçamentária que receberá o recurso relacionado com as GRUs emitidas naquele serviço e setor. Neste cadastro é possível escolher uma subunidade que representa um setor interno do setor informado (por exemplo, Laboratório de Análise de Solos). Estas subunidades podem ser cadastradas no caminho “Página Principal » Setores » Subunidades”.
  4. O usuário do SIG-UFLA, com perfil de “Gestor de Receitas” ou “Gestor de Receitas de Setor”, deve cadastrar os valores para cada setor de serviço cadastrado no SIG-UFLA (caminho: Página Principal » Guias de Recolhimento da União (GRUs) » Serviços » Setores do Serviço » Valores do Serviço). Este cadastro é liberado apenas se o serviço foi configurado com valor fixo.
  5. Qualquer usuário do sistema, autenticado ou não, poderá acessar a página de emissão de GRUs onde poderá escolher o serviço devidamente cadastrado e ativo. Dependendo da configuração do serviço, deverá informar ou não o valor da GRU.
  6. Qualquer usuário do sistema, autenticado ou não, poderá acessar a página de pagamento de GRUs relacionadas ao seu CPF/CNPJ. Esta página de pagamento utiliza a API do PagTesouro permitindo diferentes formas de pagamento. O usuário poderá consultar a situação do pagamento de cada GRU.