Tabela Fato sem Fato

Tabela Fato sem fato (Factless Fact Tables) são Tabelas Fato que não possuem nada além de chaves estrangeiras para dimensões. O primeiro tipo de Factless Table diz respeito a uma tabela que armazena eventos. Diversas Tabelas Fato para rastreamento de eventos tornam-se Tabelas Fato sem fato. Um exemplo seria uma Tabela Fato para armazenar atendimentos a estudantes em uma faculdade, como pode ser visto na figura abaixo:

image-1646407279435.png

Esse tipo de tabela torna-se uma Tabela Fato sem fato, pois não existem fatos óbvios gerados a cada atendimento de um estudante. Devido a ausência de fatos, e no intuito de melhorar a legibilidade de instruções SQL sobre esse tipo de tabela, alguns engenheiros de dados optam por incluir um fato fictício ao final da tabela, com valor constante 1, por exemplo, “atendimento”.

Um segundo tipo de Tabela Fato sem fato é denominado tabela de cobertura (coverage table). Uma tabela de cobertura típica é mostrada abaixo:

 

image-1646407348510.png

Tabelas de cobertura são frequentemente necessárias quando as Tabelas Fato principais são esparsas. A figura acima mostra também uma tabela de vendas (Sales Fact) que armazena as vendas de produtos em lojas em dias particulares, sob condições diversas de promoção. A Tabela Fato principal responde diversas perguntas de negócio interessantes, mas não pode dizer nada sobre coisas que não ocorreram. Por exemplo, não pode responder perguntas como: “Quais produtos estavam em promoção, mas não venderam?”, pois a tabela possui apenas produtos que foram vendidos (Kimball e Ross, 2013).