Arquitetura de Barramento do Enterprise Data Warehouse

A arquitetura de barramento do Enterprise Data Warehouse (Enterprise Data Warehouse Bus Architecture) fornece uma abordagem incremental para construir o sistema de DW/BI corporativo. Essa arquitetura decompõe o processo de planejamento de DW/BI em partes gerenciáveis, concentrando-se nos processos de negócios, enquanto oferece integração por meio de dimensões padronizadas que são reutilizadas em todos os processos. Ela  fornece uma estrutura de arquitetura, ao mesmo tempo em que decompõe o programa para incentivar implementações ágeis gerenciáveis correspondentes às linhas na matriz de barramento do EDW (KIMBALL e ROSS, 2013).

Ao definir uma interface de barramento padrão para o ambiente DW/BI, modelos dimensionais separados podem ser implementados por diferentes grupos em momentos diferentes. Deste modo, as áreas de negócio distintas podem se conectar e coexistirem de maneira complementar.

Como ilustrado pelo diagrama abaixo, podemos vislumbrar diversos processos de negócio plugados em um barramento comum. Cada processo da cadeia de valor de uma organização pode exigir a criação de uma família de modelos dimensionais, que compartilham uma série de dimensões conformadas.

image-1646653078758.png

Sem a definição de uma matriz de barramento, algumas equipes de DW/BI caem na armadilha de usar técnicas ágeis para criar rapidamente soluções isoladas (relatórios e dashboards). Na maioria das situações, a equipe atua com um pequeno conjunto de usuários para extrair um conjunto limitado de dados de origem e disponibilizá-los para resolver seus problemas exclusivos. O resultado geralmente é um canal de dados autônomo que outros não podem aproveitar, ou pior ainda, fornece dados que não estão vinculados às outras informações analíticas da organização. Incentivamos a agilidade, quando apropriado, mas a construção de conjuntos de dados isolados deve ser evitada (KIMBALL e ROSS, 2013).