Business Intelligence

Business Intelligence (BI), ou Inteligência de Negócios é um termo abrangente que pode ser definido como um conjunto de sistemas e processos que uma organização utiliza para recuperar, processar e analisar informações para suporte à tomada de decisão (KIMBALL e ROSS, 2013).

De acordo com a Microsoft (2022), soluções de BI auxiliam organizações na análise de dados históricos e correntes, de modo a possibilitar a descoberta de insights acionáveis para a tomada de decisão estratégica. Ainda segundo a Microsoft (2022), ferramentas de BI tornam isso possível devido ao processamento de conjuntos de dados provenientes de múltiplas fontes, apresentando as descobertas em formatos visuais fáceis de entender e compartilhar.

Neste mesmo sentido, Tableau (2022) afirma que BI combina análise de negócios (business analytics), mineração de dados, visualização de dados, ferramentas e infraestrutura de dados e práticas recomendadas para ajudar as organizações a tomar decisões impulsionadas por dados.

Ainda no contexto de BI, Gartner (2022) afirma que Plataformas de BI habilitam organizações a construírem aplicações de BI por meio do provimento de capacidades em três categorias: análises, como por exemplo Online Analytical Processing (OLAP); entrega de informações, como relatórios e dashboards; e integração de plataforma, como a gestão de metadados de BI e um ambiente de desenvolvimento.

De acordo com as definições apresentadas, pode-se observar que o termo BI é abrangente, podendo abarcar diferentes tipos de iniciativas, das mais simples, como por exemplo a utilização de ferramentas de visualização de dados e planilhas eletrônicas para extrair e analisar dados armazenados em sistemas transacionais ou em planilhas, às mais complexas, que podem envolver a construção de Data Warehouses, Data Marts e Data Lakes.

De acordo com Kimball e Ross (2013), a construção de um Data Warehouse capaz de integrar toda a instituição é fundamental para a governança de dados. A ausência de um DW institucional como plataforma de BI, alinhado à uma boa governança de dados, leva à perpetuação de silos de dados similares entre departamentos, mas com versões da verdade ligeiramente diferentes (KIMBALL e ROSS, 2013).