Ir para o conteúdo principal

Tabela Fato

Tabelas Fato são tabelas para armazenamento de medidas. A maioria das medidas armazenadas em Tabelas Fato dizem respeito a séries temporais, em que são armazenados timestamps e chaves estrangeiras conectando a dimensões de data calendário.

Cada linha em uma Tabela Fato corresponde a um evento de medição. A ideia de que um evento de medição no mundo físico tem um relacionamento de um para um com uma única linha na tabela de fatos correspondente é um princípio fundamental para a modelagem dimensional. Todo o resto é construído a partir dessa premissa (Kimball e Ross, 2013).

Tabelas Fato são a figura central de qualquer modelo dimensional. Toda Tabela Fato deve possuir uma única e explícita granularidade definida. A granularidade de uma Tabela Fato deve ser definida durante o processo de modelagem. Kimball e Ross (2010) recomendam que a definição da granularidade (explicitar exatamente o que uma Tabela Fato representa) seja a primeira ação a ser realizada na modelagem de uma Tabela Fato. Podem ser feitas declarações atômicas ou de alto nível, representando agrupamentos e sumarizações. Após definir a granularidade, deve-se então definir precisamente as dimensões possíveis associadas.

Kimball e Ross (2010) recomendam que os detalhes mais atômicos disponíveis nos sistemas de origem devem ser refletidos no DW por meio de Tabelas Fato. Um registro fato (fact record) em um modelo dimensional é criado como uma resposta 1:1 para a medida de um evento em um processo de negócio específico. Tabelas Fato são definidas pela física do mundo real.