Gestão de Dados
De acordo com o DAMA-DMBOK2 (2017), gestão de dados consiste no desenvolvimento, execução e supervisão de planos, políticas, programas e práticas que entregam, controlam, protegem e aumentam o valor dos ativos de dados e informações ao longo de seus ciclos de vida. A gestão de dados visa a utilização adequada de dados e informações para o alcance dos objetivos estratégicos da organização. Logo, um profissional de gestão de dados é qualquer pessoa que trabalha com qualquer aspecto relacionado à gestão de dados (desde o gerenciamento técnico de dados ao longo de seu ciclo de vida, até a garantia de que os dados sejam utilizados e aproveitados adequadamente) para o alcance dos objetivos estratégicos organizacionais.
Diante do exposto, pode-se concluir que as atividades de gestão de dados são muito abrangentes, incluindo atividades que vão desde a capacidade de tomar decisões consistentes sobre como obter valor estratégico a partir dos dados até as atividades técnicas de implantação e gerência de desempenho dos bancos de dados. Deste modo, pode-se afirmar que a gestão de dados requer habilidades técnicas e não técnicas (ou seja, de negócios). Portanto, a responsabilidade pela gestão de dados deve ser compartilhada entre as funções de negócios e de TI, e as pessoas em ambas as áreas devem ser capazes de colaborar para garantir que uma organização tenha dados de alta qualidade que atendam às suas necessidades estratégicas.
Neste contexto, vale destacar que a despeito do nível de maturidade em gestão de dados da organização, dados e informações são vitais para as suas operações do dia-a-dia. Deste modo, independentemente se a organização consiga ou não obter valor a partir da análise de dados por meio de ferramentas de Business Intelligence, por exemplo, esta não conseguirá nem mesmo conduzir os seus negócios sem a utilização de dados (DAMA-DMBOK2, 2017).
No intuito de prover suporte aos profissionais que atuam na gestão de dados, em 2017, a associação DAMA International (The Data Management Association) -- organização sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento de padrões internacionais para profissionais de gestão de dados -- publicou a segunda edição do livro Data Management Body of Knowledge (DMBOK2). Este livro é constituído por diversos conceitos importantes sobre gestão de dados e apresenta o framework DAMA Data Management Framework, que fornece o contexto para o trabalho realizado por profissionais de gestão de dados em várias áreas de conhecimento. As áreas de conhecimento que compõem o escopo geral da gestão de dados são apresentadas pela Figura 1.
Figura 1: DAMA-DMBOK2 Data Management Framework (The DAMA Wheel). Fonte: (DAMA-DMBOK2, 2017).
A Figura 1, apelidada pelo DAMA-DMBOK2 (2017) de The Dama Wheel, apresenta as áreas de conhecimento envolvidas na gestão de dados. A área Governança de Dados está posicionada no centro das áreas de gerenciamento de dados, uma vez que a governança é algo necessário para a manutenção da consistência e do equilíbrio entre as demais áreas. Todas as áreas de conhecimento dispostas na Figura 1 são partes necessárias para uma gestão de dados madura, porém elas podem ser implementadas em momentos diferentes, a depender dos requisitos da organização. As 11 áreas áreas de conhecimento são detalhadas no Data Management Body of Knowledge, segunda edição (DAMA-DMBOK2, 2017).

