Categorias dos projetos

Categorias dos projetos, de acordo com sugestões da Metodologia de Gerenciamento de Portfólio de Projetos do SISP.

 

  • Mandatório Projetos que não possuem alternativas à sua execução. Podendo ser motivados por exemplo devido a questões legais, ou mesmo questões técnicas.

  • Melhoria de Serviço: Projetos cujos objetivos sejam a melhoria de um serviço existente, que já encontra-se informatizado. Trazem ganhos incrementais em eficiência e/ou eficácia. Como por exemplo, podemos citar um projeto para melhorias em sistemas corporativos existentes, cuja necessidade foi gerada devido a mudanças promovidas no processo de negócio.

  • Novo produto: Projetos cujos objetivos sejam a informatização de processos parcialmente/não informatizados, ou a construção de um novo produto para o atendimento a uma demanda não relacionada necessariamente à informatização de processos. Exemplos: desenvolvimento ou implantação de novos sistemas, desenvolvimento de novos módulos em sistemas existentes, etc..

  • Exploratório: Projetos que envolvem novas tecnologias em relação ao conhecimento apropriado pela organização, novas estratégias de negócio ou novas estruturas ou processos organizacionais. São projetos de grande incerteza intrínseca. Contudo, se bem sucedidos, podem trazer grandes ganhos de eficiência ou eficácia para a organização. Exemplos: Desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, desenvolvimento de novas soluções para apoio a tomada de decisão.


Revision #3
Created Wed, Jul 7, 2021 4:11 PM by FLAVIO LOPES DE MORAIS
Updated Wed, Sep 15, 2021 11:36 AM by FLAVIO LOPES DE MORAIS