Tabelas Fato Consolidadas

Frequentemente, é conveniente combinar fatos de vários processos em uma única Tabela Fatos consolidada se eles puderem ser expressos na mesma granulação. Por exemplo, dados de vendas podem ser consolidados com previsões de vendas em uma única Tabela Fatos para simplificar a tarefa de analisar os valores reais e os previstos, em comparação com a realização de uma operação de drill-across, usando Tabelas Fato separadas. Tabelas Fatos consolidadas aumentam a carga do processamento de ETL, mas facilitam a carga analítica nos aplicativos de BI. Esse tipo de Tabela Fato deve ser considerada para métricas frequentemente analisadas em conjunto (KIMBALL e ROSS, 2013).

Quando os fatos de vários processos de negócios são combinados em uma tabela de fatos consolidada, eles devem estar no mesmo nível de granularidade e dimensionalidade. Como os fatos separados raramente vivem naturalmente em um grão comum, você é forçado a eliminar ou agregar algumas dimensões para suportar a correspondência um-para-um, mantendo os dados atômicos em tabelas de fatos separadas. As equipes de projeto não devem criar fatos ou dimensões artificiais na tentativa de forçar a consolidação de dados de fatos com granulação diferente (KIMBALL e ROSS, 2013).

Tabelas Fato consolidadas contêm chaves estrangeiras para dimensões conformadas reduzidas, bem como fatos agregados criados pela soma de medidas de tabelas fato mais atômicas (KIMBALL e ROSS, 2013).


Revision #2
Created Mon, Mar 7, 2022 2:27 PM by FLAVIO LOPES DE MORAIS
Updated Tue, Mar 8, 2022 8:24 AM by FLAVIO LOPES DE MORAIS