Pense Dimensionalmente

Ao reunir os requisitos para uma iniciativa de DW/BI, você precisa ouvir e em seguida, sintetizar as descobertas em torno dos processos de negócios. Quando especificar o escopo de um projeto, mantenha o foco em um único processo de negócio por projeto, evitando a elaboração de dashboards com inúmeros processos de negócio associados (KIMBALL e ROSS, 2013).

Embora seja fundamental que a equipe de DW/BI se concentre nos processos de negócios, é igualmente importante manter o alinhamento com a equipe de negócios. Devido às políticas históricas de financiamento da TI, a empresa pode estar mais familiarizada com implantações de soluções a nível departamental. Você precisa mudar a mentalidade dos envolvidos para a implementação de soluções de DW/BI para uma perspectiva de processos de negócios. Felizmente, gestores de negócio geralmente adotam essa abordagem porque reflete seu pensamento sobre os principais indicadores de desempenho. Além disso, eles viveram com inconsistências, debates incessantes e reconciliações sem fim causadas pela abordagem departamental, então eles estão prontos para uma nova abordagem (KIMBALL e ROSS, 2013).

Ao atuar com as lideranças de negócios, classifique cada processo em escala de valor e viabilidade e, em seguida, ataque primeiramente os processos com as pontuações de maior impacto e viabilidade. Embora a priorização seja uma atividade conjunta com o negócio, sua compreensão subjacente dos processos de negócios da organização é essencial para sua eficácia e subsequente capacidade de ação (KIMBALL e ROSS, 2013).

Os programas de governança de dados devem se concentrar primeiro nas dimensões principais. Dependendo do setor da indústria, a lista pode incluir data, cliente, produto, funcionário, aluno, corpo docente e assim por diante. Pensar nos substantivos centrais usados para descrever o negócio se traduz em uma lista de esforços de governança de dados a serem liderados por especialistas no assunto e representantes da comunidade de negócios. Estabelecer responsabilidades de governança de dados para esses substantivos é a chave para implementar dimensões que entreguem consistência e atendam às necessidades de negócios de filtragem analítica, agrupamento e rotulagem. Dimensões robustas se traduzem em sistemas DW/BI robustos (KIMBALL e ROSS, 2013).

Modelos dimensionais devem ser elaborados em colaboração com a área de negócios, e não por indivíduos que não entendem completamente o negócio e suas necessidades (KIMBALL e ROSS, 2013).


Revision #1
Created Mon, Mar 7, 2022 2:17 PM by FLAVIO LOPES DE MORAIS
Updated Tue, Mar 8, 2022 8:24 AM by FLAVIO LOPES DE MORAIS