Data Mart

Um Data Mart é um subconjunto completo de um Data Warehouse, e, assim como este, deve possuir os dados armazenados em seu formato mais granular (KIMBALL e ROSS, 2010).

Data Marts são muitas vezes construídos devido à impossibilidade de se construir de uma única vez, um Data Warehouse (DW) capaz de atender a toda a organização (Kimball e Ross, 2010). Como demonstrado por Kimball e Ross (2013), uma arquitetura de barramento (Enterprise Data Warehouse Bus Architecture) permite a construção incremental de DW que atenda a toda a organização (Enterprise Data Warehouse - EDW).

Embora possa-se buscar a construção de um EDW a partir de um conjunto de Data Marts, por meio da utilização da Modelagem Dimensional e dimensões conformadas (cópias fiéis e atualizadas de dimensões comuns) entre os diferentes Data Marts, esta arquitetura não estará totalmente de acordo com o conceito de EDW de Kimball e Ross (2013), devido a um dos princípios centrais desta arquitetura: a construção do EDW deve ser orientada a processos de negócio, não a departamentos ou setores.


Revision #12
Created Fri, Mar 4, 2022 3:42 PM by FLAVIO LOPES DE MORAIS
Updated Wed, Dec 14, 2022 9:02 AM by FLAVIO LOPES DE MORAIS