VOTAÇÃO ELETRÔNICA

Helios Voting

1) O que é o sistema de votação Helios Voting?

Helios Voting é um sistema de votação eletrônica, ou seja, uma plataforma de votação pela internet, a qual não difere de uma votação presencial, somente facilitando a logística operacional do processo eleitoral. Com o processo eleitoral da votação eletrônica não há necessidade de deslocamento das pessoas envolvidas no processo eleitoral.

O Helios Voting é um sistema de votação eletrônica com segurança criptográfica no qual cada eleitor obtém uma chave criptográfica identificadora do voto que pode ser verificado no próprio sistema para garantir que suas escolhas foram recebidas e registradas corretamente. Logo essa implementação diferenciada permite que o sigilo do voto seja garantido por meio de codificação (criptografia) da cédula de votação antes do seu envio ao servidor de dados do sistema.

As verificações e validações implementadas na interface do software e no servidor conferem a segurança contra qualquer tipo de manipulação indevida nas escolhas feitas pelo eleitor, impedindo que votos inválidos sejam depositados na urna virtual.

2) O sistema Helios Voting é utilizado em outras instituições?

Diversas instituições de ensino superior vem utilizando o Helios Voting para a eleição de seus dirigentes, reitores, diretores, membros de conselhos, entre outros. Dentre essas instituições, podemos citar a Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

3) Como o sistema de votação eletrônica está configurado na UFLA?

 

4) Quais são os tipos de usuários do Sistema Helios Voting?

Eleitor: este usuário consegue votar uma ou mais vezes em uma eleição na qual esteja cadastrado. Entretanto, somente o último voto será contabilizado.

Administrador de uma eleição: configura e faz o gerenciamento de uma eleição específica, desde a criação e carga dos dados dos eleitores até a finalização da eleição. Uma eleição pode ter somente um administrador.

Administrador Geral: este usuário tem os acessos necessários para a configuração do ambiente computacional do Sistema Helios Voting.

5) Como o voto do Eleitor é processado?

O voto do eleitor no Sistema de Votação Helios Voting é considerado extremamente seguro. Ele é protegido no navegador do eleitor com um sistema de criptografia de ponta a ponta utilizando adicionalmente o protocolo de segurança (SSL) para transmitir os dados entre o navegador do eleitor e o servidor de dados.

No processo de contagem de votos de uma eleição, o voto do eleitor nunca é publicado. Os votos criptografados são combinados em uma contagem usando uma criptografia homomórfica.

Nas eleições da UFLA coordenadas pela DGTI, adotamos o Sistema de Votação Helios Voting como o curador das eleições, de modo a garantir que apenas a contagem final, e nunca uma contagem intermediária, é descriptografada. Detalhes sobre a política de segurança do Sistema de Votação Helios Voting podem ser vistos em: https://heliosvoting.org/privacy.

6) Como é solicitada a criação de uma eleição através do sistema Helios Voting?

A solicitação para criação de uma eleição através do sistema Helios Voting deve ser formalizada através de uma solicitação no catálogo de serviços de TI, categoria Sistemas de informação na opção Votação Eletrônica, especificamente em "https://glpi.ufla.br/plugins/formcreator/front/formdisplay.php?id=300".

O usuário solicitante da votação eletrônica deverá preencher o formulário específico, sendo responsável pelos dados da eleição assim como as informações dos eleitores conforme descrição a seguir:

Por exemplo:

Qual candidato deve ser o representante da pós graduação?

o   Candidato A;

o   Candidato B;

o   Candidato C;

o   Voto em branco.

Por exemplo:

usuario1, usuario1@ufla.br, NOME SEM ACENTUAÇÂO DO USUÁRIO 1

usuario2, usuario2@ufla.br, NOME SEM ACENTUAÇÂO DO USUÁRIO 2

Depois do envio do arquivo com a lista de todos os eleitores, o mesmo é carregado no sistema que automaticamente enviara um e-mail com orientações para cada um deles, vale ressaltar que a listagem dos eleitores deve estar correta e revisada, para que ninguém fique de fora da votação ou que pessoas não autorizadas votem. Enviar, preferencialmente, e-mail institucional. A solicitação com todas as informações devem ser enviadas 48 horas antes da eleição.

7) Como é configurada a Cédula de Eleição?

As cédulas podem ser totalmente configuráveis de acordo com as características da eleição, incluindo a opção Nulo e Branco. A contagem dos votos está diretamente ligada à forma como as opções de resposta foram cadastradas e apresenta a quantidade de votos para cada combinação de marcação feita na cédula pelos leitores.

8) Como o eleitor receberá as informações e credenciais para votar?

O Sistema Helios Voting enviará uma mensagem para a conta de e-mail dos eleitores, informada no chamado de criação da eleição, contendo o endereço eletrônico, login e senha para votação.

REFERÊNCIAS
  1. Memorial Técnico Descritivo do Sistema de Votação Helios Voting da USP, Superintendência de Tecnologia da Informação - Universidade de São Paulo, SP, Agosto de 2017.
  2.  Helios Trust the vote, https://heliosvoting.org/

Fonte: Sistema Helios Voting (versão adaptada para a Fiocruz) Perguntas Frequentes - Fundação Oswaldo Cruz, RJ, Novembro de 2020.

Como Votar?

1.  No e-mail institucional, acesse o e-mail enviado pelo sistema de votação eletrônica e clique na URL da Eleição.

image-1700144231363.png

2. Você será direcionado para a cabine de votação. Leia as instruções e clique no botão Iniciar

eleitor-02.png

3. Escolha somente um dos candidatos e clique no botão Próximo passo;.

 

image-1700138789794.png

5. Nesta etapa é possível revisar as escolhas de voto e caso esteja tudo correto clique no botão Próximo passo.

image-1700138865324.png

6. Clique em Depositar Cédula na Urna, conforme imagem abaixo.eleitor-06.png

FIQUE ATENTO, POIS O VOTO SÓ É CONFIRMADO APÓS CONECTAR AO SISTEMA, SIGA AS ETAPAS ATÉ O FIM.

7. Na tela seguinte, clique em conectar para verificar se você está apto para votar nessa eleição. 

image-1700144350147.png

8. Informe seu usuário e senha institucional para que possa confirmar seu voto.

image-1692625530082.png

8. Clique no botão Confirmar para depositar sua cédula na urna.

image-1692625713007.png

9. Parabéns, seu voto foi depositado com sucesso.

image-1692625882940.png

ATENÇÃO: Ao término, um e-mail é enviado com o seu código de confirmação

ATENÇÃO: O sistema permite que você deposite cédulas na urna quantas vezes desejar. Porém, somente a última cédula depositada é a que será contabilizada na apuração da urna. Todas as cédulas anteriores serão descartadas.

 

Apurador: Como gerar chave pública

 

1 - O apurador receberá um e-mail com o link para gerar a chave de apuração, ao clicar no link será redirecionado para o sistema de votação;

image-1700163550465.png

 

2 - Clicar em Configurar Chave de Apuração;

 

image-1700163649011.png

 

3 - Agora é preciso clicar em "Gerar Chaves da Eleição" para gerar a chave pública;

image-1700163862451.png

 

4 - Com a chave gerada clicar em "Exibir minha chave privada" para configurar sua chave para essa eleição.

image-1700164122801.png

5 - Agora é hora de salvar a chave, para isto basta clicar em "Download da Chave Privada" .

image-1700164233330.png

 

SUGESTÃO: CRIE UMA PASTA ESPECIFICA PARA GUARDAR AS CHAVES, RENOMEANDO COM O NOME DA ELEIÇÃO.

6 - Após salvar a chave pode seguir em frente